sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estória brasileira


Bandeira do Brasil, a mais bonita e surrada.


Acredito que todo mundo conhece os símbolos nacionais do Brasil: Bandeira, Hino, o Brasão de Armas e Selo. Animada com o quanto a população brasileira sabe a respeito deles, a presidente Dilma até sancionou uma lei, em setembro deste ano, em que torna o estudo dos símbolos nacionais obrigatório em escolas de ensino fundamental. Essa lei deverá entrar em vigor a partir do ano que vem. Se surtirá efeito, eu não sei. Mas a ideia é boa. Realmente os estudantes têm a necessidade de, pelo menos, saber o que tudo isso significa.

A Bandeira do Brasil, por exemplo, eu mesmo escutei dezenas de vezes que cada cor era associada a uma riqueza do país. O verde representava as florestas e matas. O amarelo significava o ouro e outras preciosidades que se encontram em nosso solo. O azul era o reflexo do céu límpido. E o branco, claro, representava a paz eterna. Por muitos anos acreditei nesta estória. E, tenho certeza, não fui o único. Até hoje ainda tem muita gente que pensa assim. Culpa de quem? Culpa de quem ensinou, oras...  E navegando pela internet, não é difícil encontrar sites que trazem a mesma explicação.  

Na verdade a cor verde é associada à Casa Real de Bragança, família do imperador dom Pedro I. O amarelo é a cor da casa dos Habsburgos, família da imperatriz Leopoldina. O círculo central, em azul, que em todas as versões anteriores da bandeira tinham, representava a esfera armilar, instrumento usado nas navegações. “Ordem e progresso” vem da frase do positivista Auguste Comte: “o amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”. As estrelas representam os estados brasileiros.

A bandeira foi desenhada por Raimundo Teixeira Mendes. As dimensões e proporções da bandeira são determinados pela Lei n º. 5700. A Bandeira atual foi instituída em 19 de novembro de 1889, em que aconteceu o primeiro hasteamento, quatro dias após o Brasil ter sido declarado república.

PS: estou meio sem tempo para cronicar. Mas em breve as coisas vão melhorar. 

Abraços.

5 comentários:

  1. Muito interessante...com esse seu blog não preciso nem assistir muita TV e nem estudar mais....rs.Parabéns como sempre!!!B

    ResponderExcluir
  2. Talita Siade B Ferreira28 de outubro de 2011 às 15:32

    Nossa Jô que joia...na escola sempre me ensinaram o contrário também. Adorei o post, isso sim é um bom escritor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Talita Siade B Ferreira28 de outubro de 2011 às 17:06

    Jo olha que interessante...A única estrela acima na inscrição “Ordem e Progresso” é chamada Spica e representa o Estado do Pará. Chique hein!!! hehe

    ResponderExcluir
  4. É sim Talitinha, ta vendo como somos especiais
    ? Hehe. O nome da estrela eu nem sabia, bonito, né? Em breve, se sair o Estado do Tapajós, só quero ver onde a estrela ficará.

    ResponderExcluir
  5. Joab, Já sabia sobre as cores da Bandeira nacional, embora tenha aprendido na escola como sendo o que descreveu no início.
    Também aprendi que a estrela acima da faixa com a descrição representava o Distrito Federal, como a maioria de nós aprendeu (creio que assim tenha sido). Pura falta de informações didáticas, até para quem nos repassavam esses detalhes.
    Ah, se não fosse a internet, jamais saberíamos dos verdadeiros símbolos da nossa Bandeira.
    Quanto a iniciativa da Presidenta Dilma, essa foi corretíssima, pois na minha época, tínhamos como matéria escolar a O.S.P.B. (Organização Social e Política do Brasil), onde aprendíamos muito sobre símbolos, datas, letras dos Hinos, organogramas funcionais do Governo, as principais leis de cunho cívico e inclusive orientações quanto a postura diante da Bandeira e dos Hinos.
    Me entristece assistir pessoas influentes e bem educadas se postarem erradamente nessas horas.

    Muito bom o tema abrangido. Parabéns!

    ResponderExcluir

Faça-me feliz. Comente aqui :)