quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Guerra por causa de uma barba (ou a falta dela)


Luís 7º foi 'dispensado' pela esposa por ter tirado a barba após as Cruzadas

Sempre fui apaixonado por história. Desde pequeno foi a matéria em que eu mais aproveitava nas aulas. Viajava em meus pensamentos. Imaginava cada lugar. Imaginava estar presente em cada um deles. Um dia ainda cursarei História, mas isso é bem lá para frente.
O legal é você ver o quanto as coisas mudaram. O quanto os diversos lugares tiveram (e têm) costumes completamente diferentes. E ver que, no meio disso tudo, existem coisas bem curiosas. História não é uma coisa chata, monótona e sem novidades como muitos dizem. História é surpreendente e inigualável.
Alguém já viu um casamento acabar porque o marido tirou a barba? Pois é, e não foi qualquer casamento.  Foi o casamento do rei da França, Luís 7°. Ele era casado com Leonor da Aquitânia. Após o casamento, em 1137, o marido ganhou vários territórios da esposa. Interesse? Não sei. Só sei que a mulher não gostou nada da atitude de Luís, que depois das Cruzadas, cansado e exausto, resolveu tirar a barba. A rainha pediu a anulação do casório. Já pensou? Por isso que só ando barbudo, não quero correr riscos. Mas isso deve ter sido só a gota d’água, porque o casamento deles, como o da maioria das pessoas, não estava muito bem das pernas: enormes problemas políticos e pessoais.
Ela se casou novamente, com Henrique, futuro rei da Inglaterra. O novo marido exigiu os antigos territórios da mulher. Luís não quis. Resultado, guerra. Adivinhem o nome da guerra? Guerra da Barba. Os envolvidos foram Inglaterra, de Henrique, e França, de Luís. A briga pela região durou muito tempo ainda, foi terminar somente em 1453.
Tá vendo só? Como entender as mulheres? Geram guerras até por causa de uma simples barba... Não dá para entender.

5 comentários:

  1. Talita Siade B Ferreira27 de outubro de 2011 às 11:57

    Muito joia Jô to gostando de ver, isso sim é matéria...hehe

    ResponderExcluir
  2. Muito bom....mais não é só por causa de barba...hehe...Parabéns a história é bem interessante!!!B

    ResponderExcluir
  3. UHSAIUSHIUHSIUHAIUHSIUSAI eu ri com essa :P

    ResponderExcluir

Faça-me feliz. Comente aqui :)