terça-feira, 25 de outubro de 2011

Evoluções ‘ouvitivas’


09h13min
Bom dia meu povo. Estou com um sono bravo hoje. Mas resolvi escrever alguma coisa logo cedo para postar neste super 'Brog', pode ser que depois não dê tempo. Vou até pegar um café ali para ver se me inspiro mais, e para ver se o sono não me atrapalha. Esperem aí...
2 min depois...
Pronto, voltei. O café está bonzinho. Queeente, acho que foi feito no fogo, só pode.
Bom, vamos ao que interessa. Decidi escrever algo mais ‘sério’ hoje. Sei lá, estava com medo de alguém pensar coisas erradas a meu respeito. Para falar a verdade eu sou um cara muito sério, não fico de brincadeiras nem falo besteiras. Só neste ‘Brog’ mesmo. Então, para cativar meus leitores com coisas mais interessantes do que as minhas histórias, vou falar de outros assuntos.
Quem não gosta de música? É difícil encontrar alguém que não goste, né? A minha mãe é a única que eu conheço (coitada, tem que aturar o filho dela cantando quase todo dia). Se bem que seria melhor se as pessoas gostassem de coisas melhores do que as que circulam hoje em dia. Mas não quero entrar no mérito desta questão, pelo menos por hora. Até porque o que é bom para mim, pode não ser para o outro. Claro, ele não sabe o que é bom!
O que eu quero falar (escrever) é da importância da música na história e como, ao longo dos anos, os sistemas de gravação e reprodução de músicas evoluíram. 

FONÓGRAFO - 1877

Ano - nesse ano em que um torpedeiro foi usado pela primeira vez em batalha, em que os satélites naturais de Marte foram descobertos e em que morreu o escritor José de Alencar, outro fato marcou a história.
Tecnologia - Thomas Edison inventou uma engenhoca que gravava e reproduzia sons. Uma revolução! Na gravação o som era transformado em impulso mecânico por um diafragma, que fazia ranhuras num tubo metálico. Para ouvir, tocava-se a ponteira por uma agulha que lia os sulcos. Essa é a origem de todos os outros.
GRAMOFONE – 1887

Ano - nada de importante aconteceu nesse ano. Pelo menos não lembro de nada, minha memória não anda muito boa, e também já faz um tempinho, né? Mais de 100 anos...
Tecnologia - bom, nada de importante além do Gramofone (tem quem chame de gira-discos). O simpático alemão Emil Berliner inventou um sistema que  utilizava um disco de goma-laca com ranhuras em espiral. Ele girava a 78 rotações por minuto, e as ranhuras eram lidas por uma agulha. A tração continuaria manual até 1926, quando surgiu o primeiro gramofone elétrico. Imagina só a dificuldade que era para ouvir sons gravados naquela época. Sorte que o tempo passa e as coisas mudam...
DISCO DE VINIL – 1948

Ano - no ano em que surgiu o Disco de Vinil, o Estado de Israel se tornou independente e morreram Mahatma Gandhi e Monteiro Lobato.
Tecnologia - não sei o motivo, mas tenho vontade de ter uma coleção de discos. Não sei se vou conseguir, mas tenho vontade. Sei lá, parece que foi uma época tão boa, de grandes sucessos. Espero conseguir uma vitrola também. 

Pelos sulcos dos discos serem mais finos, permite menos rotações por minuto e mais músicas por disco. Este é o motivo de ter ganhado o nome de Long Play, ou LP.
FITA CASSETE – 1963

Ano - em novembro nasceu William Bonner e faleceu John Kennedy, presidente dos Estados Unidos de 1961 a 1963.
Tecnologia - em 1935, surgiu o pai dos gravadores em rolo, o magnetofone. No entanto, somente após o lançamento da fita cassete por uma grande marca, a Philips, é que a tecnologia se popularizou. O K-7 se constitui de dois minicarretéis dentro de uma capa de plástico. Isso já é do meu tempo, bastante utilizado até uns 10, 15 anos atrás. Garanto que marcou época de muita gente. Eu tinha caixas e caixas cheias de fitas. Na maioria delas só tinha besteira, tipo eu cantando no banheiro e músicas gravadas de rádios que tinham mais comerciais do que a camisa do Corinthians. Há alguns meses ainda escutei algumas. Caramba, como era legal. Acabei encontrando até as musiquinhas das Chiquititas. “Eles foram pra bem longe, esqueceram que eu nasci. Me deixaram, sem carinho, por aqui...”. Acho que era assim. Era? E quando ia escutar e os rolinhos engatavam tudo? Era só meter a caneta lá e sair enrolando de novo. Já fui muitas vezes para MG no Del Rey do papai ouvindo essas fitas. O bom é que não arranhavam, mas em compensação, davam um trabalho...
WALKMAN – 1979

Ano – presidente do Iraque renuncia e o então Vice Presidente Saddam Hussein o substitui.
Tecnologia - o lançamento do Walkman, pela Sony, causou a revolução da portabilidade. Como as coisas são, né? Há três décadas ele era top tecnológico, agora... Com ele podia-se ouvir música em qualquer lugar. Era pouca coisa maior que a fita cassete. Os jovens ficavam loucos atrás de um desse. Ainda usei bastante, apesar de demorar um bocado para chegar em casa essa tecnologia. Mas o importante é que chegou. Era só gravar as musicas que queria na fita cassete e pôr para tocar nele. Simples, fácil e barato.
CD – 1982 (Disc Man)

Ano – Copa do Mundo da Espanha. Lembro como se fosse há 29 anos. A Itália foi campeã.
Tecnologia - Antes do CD, uma tentativa de disco digital chamada Laser Disc fracassou. A chegada do Disc Man em 1984 matou a fita cassete como arquivo portátil. Outra coisa que demorou muito a chegar em casa, esse tal de Disc Man. Só foi aparecer na década passada. Minha irmã tinha um muito bacaninha. Até deixou comigo quando foi para terras mais longínquas. Como já disse, foi o sucessor do Walkman. Aquele era movido a fita cassete, este a CD. Tecnologia já bem antiguinha, né? E ainda tem muita força no mercado. Eu, particularmente, tenho muita raiva de CD. Acho que não vale nada. Não pode ter um arranhãozinho que já não funciona direito. Aí os cantores ficam gagos, ou como diz minha amiga, viram macacos. Só falam por meio de sons macaquitivos. Podem prestar atenção.
MP3 – 1995

Ano - Fernando Henrique Cardoso assume a Presidência do Brasil e é criado o Yahoo, site de pesquisa.
Tecnologia - O primeiro formato de áudio comprimido digital popularizou as trocas virtuais de músicas no século 21. Essa foi a verdadeira revolução. E, acredito, nós vamos desfrutar por um bom tempo. Imagine se isso não fosse possível? Como seria? Agora podemos ter acesso, por meio da internet, a uma quantidade inestimável de arquivos de áudio.
O primeiro player de MP3 foi lançado pela Sony em 1998. Em 2001, a Apple lançou o Ipod com uma loja de venda de músicas, o iTunes. Eu lembro do meu primeiro aparelho de MP3. Ganhei do meu pai em 2007, ano em que entrei na Faculdade de Jornalismo. O bichinho me ajudou demais. E ainda ajuda. É claro que hoje em dia ele só serve como pen drive. Até meu patrão já tirou sarro. Perguntou se ele tinha ido à Guerra das Malvinas só porque está um pouco acabadinho....
iPHONE – 2007

Ano – desse ano eu lembro de mais coisas. A Microsoft lança o Windows Vista, o You Tube passa a ter versão em português, o acidente com o Airbus A320 da TAM em São Paulo em que 199 pessoas morreram e o caso do menino João Hélio que foi arrastado de carro por ruas do Rio de Janeiro até a morte.
Tecnologia - lançado com estardalhaço em janeiro de 2007, o aparelho multifunções uniu os recursos do MP3 ao celular. Funções de iPod, câmera digital, internet, mensagens de texto, conexão wi-fi local e, atualmente, suporte a videochamadas. A interação com o usuário é feita através de uma tela sensível ao toque. A Apple registrou mais de duzentas patentes relacionadas com a tecnologia que criou o iPhone. Foi eleito a invenção do ano pela revista americana Times.
17h20min
Demorei, hein? Prefiro escrever as minhas besteiras mesmo. Bem mais fácil. Para fazer isso aí tive ajuda do tio Wiki e da tia HISTÓRIA. Abraços!

4 comentários:

  1. Muito interessante...e confesso ainda tenho um Mp3 e parei nele não evoluí não...kkk...Parabéns muito bom mesmo!!!B

    ResponderExcluir
  2. Muuuito intelectual esse menino!
    Não sabia de muita coisa daí, principalmente que você ouvia Chiquititas, mas nem posso me assustar com isso, pra quem ouvia KLB, Sandy e Júnior, entre outros... hehehe (nada contra, eu também ouvia, rs.)

    Juabis, o texto ficou ótimo, bem a tua cara. Informação com uma pitadinha de humor, gostei mesmo, de verdade ;)

    Grande beijo, namô.

    ResponderExcluir
  3. Eu ia dizer né, sozinho que tu não fez isso ;x IUHSIAUHSUISHA ah se não existisse o Google pra essas horas né? :P haha

    ResponderExcluir

Faça-me feliz. Comente aqui :)