terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

#LQL – Cinza e Osso



Aproveitei o domingo chuvoso para concluir Cinza e Osso. Agora que concluí, penso que talvez teria sido melhor fazer outra coisa. O livro, antes de tudo, é extenso. Não por ter 448 páginas, mas pelo fato de John Harvey não conseguir desenvolver de maneira satisfatória e ritmada a história. São muitos detalhes desnecessários que – em boa parte - ao invés de ajudar a contextualizar a narrativa e agregar fatos interessantes, quebram a sequência e empacam a leitura.

Durante todo o livro eu fiquei com a sensação de que iria acontecer alguma coisa e, para minha tristeza, nada aconteceu. São três histórias que caminham paralelamente, com pontos que se cruzam, mas que não causam nenhuma expectativa. O cenário criado no início se mantém até o final. Sem surpresas. Sem nada.

Também achei fraca a construção das figuras principais da narrativa – protagonista e antagonistas. Está certo que os vilões não precisam agradar ninguém, mas devem possuir características fortes, marcantes. E o cara principal não causa nenhuma sensação... 

SINOPSE ORIGINAL 
Em Cinza e Osso, Frank Elder vive uma espartana e solitária existência na isolada costa da Cornualha. Em busca de paz, ele tenta entender o que deu errado em seu casamento, a infidelidade da esposa impossível de ignorar. Procurando isolamento, abandona tudo o que é familiar: a carreira como detetive, a mulher e a filha adolescente, Katherine. Mas seu retiro é quebrado por um telefonema da ex-esposa, preocupada com o comportamento cada vez mais inconstante da filha.

Os temores de Elder são agravados pelo sentimento de culpa: foi seu envolvimento num caso que conduziu ao sequestro e estupro da jovem. A crescente inquietação com a menina o leva de volta à ativa: Elder reabre uma investigação que pode ter repercussões devastadoras para toda a divisão de homicídios. E ele precisa aprender a controlar seus próprios demônios para descobrir a verdade.

Horripilante, indispensável, essencial, Cinza e Osso aborda vários temas — violências doméstica e sexual, corrupção, assassinatos. Harvey volta a acertar em cheio, abalando nervos e acelerando corações, enquanto nos conduz a passos firmes através de uma complexa trama cujos vários elementos mantém em perfeita sintonia. 

CINZA E OSSO
Autor: John Harvey
Editora: Record
Páginas: 448 
Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça-me feliz. Comente aqui :)