quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Política de torcedor




Fevereiro começou e está terminando com um cenário bastante desolador para os brasileiros. O assunto não é novo, mas nem por isso deixou de ser intragável. A corrupção é, sem dúvida, um dos piores pecados que não só o político, mas que qualquer pessoa pode cometer. E, por assim ser, muito me espanta o fato de encontrar tantas pessoas que, por uma cegueira partidária inacreditável, não só aceitam isso na maior tranquilidade, como ainda defendem corruptos até a morte.

Em todas as áreas de nossa vida é preciso encontrar o equilíbrio. Não se pode viver nos extremos. Infelizmente no Brasil, o debate político ainda é muito fraco, porque as pessoas não conseguiram atingir certo grau de maturidade que possibilite deixarem de lado seu lado ‘torcedor’.

Ninguém sabe ao certo porque se torce por determinado time. Simplesmente se torce e pronto. Nenhum torcedor faz uma comparação dos times e, com base em uma análise racional, escolhe qual será o seu. Torcedor é paixão. É cegueira. Ele sente-se ligado e já era, vai carregar aquelas cores para sempre. Independente de ganhar títulos ou não, de brigar contra rebaixamentos ou não, torce-se. E, para quem torce, este time será o melhor do mundo. 

Na política parece que as coisas ocorrem do mesmo modo. Não se escolhe partido por ser o melhor ou o mais justo. As pessoas limitam sua visão e vão até o fundo do poço para tentar esconder a realidade e disfarçar as verdades que são incômodas. Elas não querem saber se o partido da qual são devotas desviou bilhões de reais que deveriam ser investidos na saúde, na educação, no saneamento... elas só querem encontrar algum partido que seja tão ruim quanto o seu, ou pior, para apontar o dedo. Elas não se preocupam com o bem da Nação, por isso não se importam com os escândalos protagonizados por seus ídolos políticos, mas se incomodam com quem os denunciam.

E todos perdem com isso, exceto os políticos que, habilmente, conseguem usar essas pessoas da forma que querem. Tanto que, por mais de dinheiro que tirem do povo, ainda recebem doações para se livrar da cadeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça-me feliz. Comente aqui :)