segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pessoas difíceis – I


Pessoas difíceis estão por todos os lados
Em todos os lugares nós encontramos pessoas difíceis. Em geral ninguém é perfeito – claro! -, mas tem gente que abusa. Consegue alcançar o nível máximo de ‘insuportabilidade’. Às vezes são assim e nem percebem, pensam que isso é normal e que todo mundo gosta. No entanto, tem uns que fazem de propósito.


Os lugares que você mais freqüenta são onde aparecem mais esse tipo de pessoa. Até porque você passa a maior parte do seu tempo ali. Pode ser encontrado facilmente nos locais de trabalho, nas escolas/faculdades e, acredite, em casa.

DEFINIÇÃO - pessoas difíceis são aqueles tipos insuportáveis que se recusam a fazer as coisas do jeito que você quer, ou melhor, que fazem exatamente o que você não quer que elas façam – e você não sabe o que fazer com elas! (BRINKMAN; KIRSCHNER, 2006)

A definição dada por Brinkman e Kirschner retrata muito bem o que são pessoas difíceis. E eles ainda definem os 10 tipos dessas pessoas. Com certeza você vai perceber que muitos dos que o cercam se encaixam perfeitamente nos perfis a seguir. Pode acontecer de uma pessoa pertencer a mais de um grupo também. São eles:


1 – TANQUE DE GUERRA: este tipo de pessoa sabe muito bem o que quer e sabe muito bem o que precisa fazer para alcançar isso. É chamado de ‘tanque de guerra’ porque nada pode interferir seus planos e nem atrapalhar seu caminho. São agressivos, intensos e acreditam que os fins justificam o medo. Cuidado!



2- ATIRADOR DE ELITE: muita gente se enquadra neste tipo. São aquelas pessoas quietas, na deles, que ficam procurando os pontos francos das pessoas e esperam o melhor momento para usar isso. Começam a gerar intriga dos outros com você por meio de fofocas, sabotagens e comentários depreciativos.


 3- GRANADA: faz o tipo raivoso, estressado. Está sempre de mau humor, independente do que aconteça. Ninguém quer se aproximar e quando recebe alguma ordem começa a esbravejar contra todos.

4- SABE-TUDO: o Google em pessoa. Tem resposta para tudo – e as que não têm, inventa. Tem solução para todos os problemas, se acha a pessoa mais importante do local. E nem quer saber de ouvir o que os outros têm a dizer, por julgar desnecessário. Quer mostrar para as pessoas ao seu redor tudo o que sabe, e não cansa de exaltar as sua qualidades.


5- ELE-PENSA-QUE-SABE-TUDO: dá pitaco em tudo. Acha que pode sempre ajudar. Não pode ver você fazer alguma coisa, por mais simples que seja, sem ir ‘ajudar’. Não para de falar nunca. E, na maioria das vezes, atrapalha mais do que ajuda. Você não vê a hora daquela pessoas se mandar dali. E  quando vê que ela já vai se aproximar, sempre inventa uma desculpa para não falar com ela.


6- SIM: este tipo só sabe falar ‘sim’. Fala ‘sim’ pra tudo. O problema é que você não pode confiar no que ela diz. Quase nunca consegue realizar as tarefas pedidas e sempre vem com muitas desculpas. Apesar de não conseguir agradar, sempre faz de tudo para deixar os outros felizes.


7- TALVEZ: aquele tipo que nunca consegue decidir nada. Às vezes deixa de fazer negócios importantes porque não se decide. Sempre é obrigado a arcar com as consequências. Não tem poder de decisão e por isso não é confiável. Sempre quando surge um problema ele é um dos últimos a ser consultado.


8- NADA: sabe aquela múmia que trabalha com você? Aquela pessoa que parece invisível? Anda se arrastando e vive com fones de ouvido que tocam as piores músicas que existem? Pois é, este é o famoso tipo ‘nada’. Porque você não pode contar com ela para absolutamente nada. Quando você chama, finge que nem ouve. Fala com quase ninguém. Às vezes não faz nem o que tem de fazer. Morre de preguiça, reclama de tudo... Mas é o primeiro a querer receber o salário.

 9- NÃO: aquele famoso tipo que só sabe dizer ‘não’. Nunca quer fazer nada. Nem espera terminar a frase e já diz sua frase preferida. Não aceita novas ideias, nem projetos. Sempre pensa o pior. E o pior, não admite ser pessimista, acha que é apenas realista.

10- RECLAMADOR: um dos tipos mais fáceis de encontrar. Reclama de tudo. Acha que é a pessoa mais ferrada do mundo. Reclama do trabalho, do patrão, das condições. Vive se fazendo de vítima. Fala mal de todo mundo. Acha que o problema é sempre com os outros, que está bom assim e não precisa mudar nada. Culpa Deus por tudo que acontece e não faz nada para mudar. Quando chega perto de você já começa a série de lamúrias. Grita, chora e você banca o ‘ombro amigo’.

4 comentários:

  1. Conheço muitos que se encaixam em cada "carapuça" dessas. Ainda bem que sobrei e fiquei de fora... Muito boa a descrição que fez "deles".

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, estou tentando melhorar minha convivência com alguns " deles". Mas chega uma hora que a gente não aguenta e perde a paciência. Por isso este post. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Estou rodeada de pessoas que se encaixam em todos os grupos, kk
    bem interessante .

    ResponderExcluir
  4. Verdade, estão por todos os lados. Mas tem como conviver com eles. Pelo menos, suportá-los...

    ResponderExcluir

Faça-me feliz. Comente aqui :)