terça-feira, 29 de novembro de 2011

Água para elefantes, ótimo livro



Procuro o guardanapo e então deparo-me com as minhas mãos. Elas estão nodosas e deformadas, com a pele fina e - assim como meu rosto - cobertas de manchas senis.
Meu rosto. Empurro o mingau para o lado e abro o espelho da mesa-penteadeira.
A essa altura eu já devia ter aprendido, mas, ainda assim, é a mim que espero ver. Em vez disso encontro um boneco apalache, murcho e manchado, com bolsas, papos e grandes orelhas caídas. Uns poucos fios de cabelo branco brotam absurdamente do crânio manchado.
Tento baixar os fios grudando-os na cabeça e me espanto com a visão da minha mão velha em minha cabeça velha. Chego mais perto e arregalo bem os olhos, procurando ver além da carne flácida.
Não adianta. Mesmo quando olho direto nos olhos leitosos e azuis no espelho, não me encontro mais. Quando deixei de ser eu?

Há alguns meses tinha me interessado pelo livro “Água para Elefantes”, de Sara Gruen. Até baixei o primeiro capítulo para ver se realmente eu iria gostar. Mas, com tantos afazeres, acabei deixando de lado. Esses dias, devido ao presente que ganhei do meu pai, um super TPhone 4, resolvi testar o ebook dele. O primeiro livro em que pensei foi este. Ainda bem.  


Agora, qualquer tempinho que tenho livre já me dedico a lê-lo. Está certo que ainda não li tudo, nem na metade estou, mas sinto que não me arrependerei de recomendá-lo. Quem puder (e quiser) baixe-o. Ou compre-o (e me dê de presente). 
A seguir um resumo do livro.
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera. 

Um comentário:

Faça-me feliz. Comente aqui :)