quarta-feira, 20 de março de 2013

Pérolas da educação. É mais fácil rir da ilusão do que chorar da realidade.




O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é o retrato da educação brasileira. Não é à toa que as “pérolas do Enem” sempre fazem o maior sucesso nas redes sociais e, até, nos programas de TV. Infelizmente, por mais engraçado que as coisas pareçam ser, no fundo, a realidade é desesperadora.

As redações sempre servem para que possamos analisar como anda o nível de compreensão de mundo dos alunos, assim como a forma do raciocínio e o domínio da língua portuguesa. É através de um texto que você conhece o nível de aprendizado de uma pessoa. Mais que isso. O texto é o retrato do perfil daquele ser. É como se fosse uma digital interior. Por isso as redações sempre são exigidas em vestibulares e entrevistas de emprego. É uma forma de externar o seu ‘eu’ interior.

Pelas correções das provas do último Enem, podemos traçar como anda o nível educacional do brasileiro. É claro que as ‘pérolas’ sempre vão existir. Ninguém pode controlar o que uma pessoa vai escrever em uma folha de papel. Agora, aceitar tudo como se fosse correto, já é demais. Nos últimos dias repercutiu bastante na mídia as gafes cometidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), realizador da prova.

Os casos são os mais absurdos. Se não fosse verdade, e não tivesse prova de que aconteceu, ninguém acreditaria. O tema da redação do exame foi “Movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI”. Teve um aluno que, no meio do texto, escreveu o hino do Palmeiras, e, ainda, tirou 500 pontos. A nota máxima era mil pontos. Em um trecho ele desenvolve o seguinte pensamento. "As capitais, praias e as maiores cidades são os alvos mais frequentes dos imigrantes, porque quando surge o alviverde imponente no gramado onde a luta o aguarda, sabe bem o que vem pela frente e que a dureza do prélio não tarda. E o Palmeiras no ardor da partida, transformando lealdade em padrão. Sabe sempre levar de vencida e mostrar que de fato é campeão. Por este o principal motivo de imigrantes". O impressionante é que das 24 linhas escritas pelo estudante, 10 foram tomadas pelo hino do time do coração. Depois de receber a correção, ele postou a imagem da prova no Facebook e ainda comentou: "o Enem só me faz rir".

E não é que ele tem razão? Como levar a sério um país deste? Outros casos também surgiram, como o da redação de um candidato que descreveu a receita de um miojo. Espera aí, onde vamos parar? O que tem a ver com tema proposto? Se fosse uma comida italiana ou japonesa, ainda teria como aproveitar para fazer em casa. Mas de miojo? “Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml’s de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva”. Simples assim. Isso foi inserido no texto, sem nexo e contexto, e ainda recebeu 560 de nota. Isso sem falar das redações que obtiveram a nota máxima e continham erros grotescos como as grafias ’rasoavel’, ‘enchergar’ e ‘trousse’.

De um povo que desconhece a própria língua não se pode esperar muita coisa, principalmente quando quem deveria educar e dar o rumo certo às coisas não cumpre com a sua obrigação. O Enem vem provando a precariedade da educação brasileira. Não bastassem os escândalos quanto à confiabilidade do exame, agora está em cheque, também, a validade da prova para medir o nível na educação no país. O que gera revolta em quem, de fato, leva a sério os estudos. É mais que um tapa na cara da sociedade, é um suicídio moral.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça-me feliz. Comente aqui :)