segunda-feira, 11 de março de 2013

As respostas da vida

Eu era um cara sem maldade no sorriso,
Que acreditava que o mundo fosse um paraíso...

A vida vive nos surpreendendo, não canso de dizer isso. Por mais que você ache que nada de diferente possa acontecer, ou que alguém possa fazer algo que não estava nos planos, justamente é isso o que acontece. E ainda quando os fatos já estão anunciados, e você faz toda uma preparação para enfrentá-los, mesmo assim, mesmo já sabendo de tudo, quando a realidade chega, nada daquilo que você ensaiou fazer, acontece.

Talvez, isso acontece, porque nunca temos a real noção do que estamos enfrentando, e de quem está no meio disso tudo. Por mais que julgamos conhecer uma pessoa, nunca, de fato, a conheceremos. As pessoas são estranhas. Tem seus segredos e intimidades. Seria ousadia demais nos julgarmos conhecedores de alguém. Na crise é que se enxerga a alma. E, como disse Fernando Pessoa, “quem tem alma não tem calma”. É na hora do vamos ver, da pressão, da situação adversa, que você é capaz de enxergar um pouco do interior de cada um. Mesmo assim, nunca será o bastante para deixarmos de nos surpreender com as atitudes que cada um toma.

Há males que vêm para o bem. Nunca compreendi tão bem o que isso significa, como agora. O término de um relacionamento nunca é fácil, principalmente quando, dentro deste, sempre existiu amor e respeito. Ninguém termina uma amizade, um namoro ou casamento, por terminar. Sempre há algum motivo. No entanto, por mais que os motivos existam, às vezes eles não fortes o bastante para que você siga em frente na sua decisão. Para quem ama, deixar a pessoa por quem nutre o sentimento, é uma tarefa difícil demais para ser cumprida. Não é tomada aleatoriamente. É pensada e repensada. Mas é claro que tem alguns fatores que auxiliam ao longo deste penoso processo.

Depois de dar o veredito, sempre fica aquela apreensão: “será que tomei a decisão certa, ou será que fiz besteira?”. Na hora, você não será capaz de responder, mas eis que o destino será capaz de dar a resposta. A mensagem vem do outro lado. É a outra pessoa que vai responder o que você deseja saber.

Tem gente que não se dá conta disso. Acha que tem o direito de fazer tudo o que sente vontade, e de falar tudo aquilo que acha que deve. Claro, cada um pode fazer ou falar o que bem entende. No entanto, tudo tem consequência. E uma dessas consequências é mostrar à pessoa que ela tomou a decisão certa. Antes, no meio de toda aquela situação, influenciado por todo o sentimento que nutria, era impossível de ver tudo o que acontecia.

É como uma droga. Na hora, nada tem problema. Quanto mais usa, mas você quer usar. Só depois de conseguir sair dessa situação é que você vê o quanto aquilo era diferente do que imaginava. Que aquele bem, na verdade, só te fazia mal.

E é aí que as coisas se transformam. As dúvidas tornam-se certezas, e o coração encontra a razão.

Depois, quando encontrar a pessoa, só resta dizer: “obrigado, muito obrigado! Suas atitudes são a minha resposta. Seja feliz”.

Um comentário:

Faça-me feliz. Comente aqui :)