quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O mês da reflexão chegou (estou atrasado...)


O último mês do ano chegou e com ele veio toda a melancolia que se possa imaginar. Como de costume, o início de dezembro é marcado por muita chuva e um clima que parece não combinar com Santarém. Todo aquele calor é substituído por uma temperatura mais agradável. Tem uns que ousam dizer que até faz frio, mas acho que seria um exagero. Frio, frio, não faz. Acho que nem chega perto. No entanto já é uma melhora substancial. Pelo menos agora se pode dormir sem ar condicionado, de vez em quando. Porque tem dias que o caldeirão ferve do mesmo jeito.
Com o clima de Natal já pairando sobre nós, também, uma sensação diferente vai nos preenchendo. Não sei explicar direito o que é, só sei que todo ano acontece a mesma coisa. Na verdade é um tempo que nos força à reflexão.
É em dezembro que avaliamos como foi o nosso ano e projetamos o próximo. Tem aqueles que anotam as metas que buscam realizar durante os 12 meses vindouros, é uma forma de lembrar o que foi proposto para si mesmo. Outros, apesar de não registrar em nenhum lugar além da memória, também procuram realizar aquilo a que se propuseram. Grande parte sempre visualiza as conquistas materiais, até porque só dependerá do esforço da própria pessoa. Aí fazem a listinha com smartphone, notebook, moto, carro, casa. Outros preferem as conquistas profissionais. Passar em uma boa faculdade, se formar, arrumar um emprego, ser promovido. E há, ainda, os que miram as realizações pessoais. Viver um grande amor, casar, ter filhos...
Esses planos serão um reflexo do seu presente. Se neste ano você alcançou muitas conquistas, claro que no ano que vem você vai querer muito mais, principalmente coisas diferentes das quais você já conseguiu êxito. No entanto, se você fez quase nada em 2012, com certeza suas exigências serão bem menores para 2013. Afinal, não adianta querer o impossível se nem o possível foi capaz de realizar.
Eu já estou fazendo os meus desejos para o Ano Novo, espero que o Papai Noel possa me ajudar a realizá-los. Sei que será um ano diferente, um ano promissor, cheio de desafios e superações. Um ano em que o trabalho não dará folga, mas a recompensa será grande.
Fico até meio sem jeito de já estar falando do próximo ano sem que este tenha terminado. De fato ainda nos resta mais de meio mês, tempo suficiente para fazer um monte de coisa. Quem sabe este seja o tempo necessário para realizar aquilo que durante o ano não foi possível, não é? Uma coisa é certa, não deixe para o ano que vem o que pode ser feito neste...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça-me feliz. Comente aqui :)