sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Viva enquanto é tempo


Qual o seu preço?
Quanto custa a sua felicidade?
Não espere a vida acontecer para você.
Encontre algo que o faça feliz e, simplesmente, faça.
Porque o resto não passa de ruído de defunto.
[Lembro que ouvi isso em alguma série que eu assisti. Só não lembro qual]
A vida não espera para passar. As pessoas não esperam para ir embora. E a morte não espera para chegar.

O mais importante na vida é, simples e justamente, viver. Não há nada melhor, mais digno e proveitoso do que viver. Viver da maneira que você deseja. Seja todo certinho, ou bagunçado, você não precisa dar satisfação para ninguém, a não ser para você mesmo.

Melhor que fazer um milhão de planos é realizar um milhão de coisas. Mesmo que essas coisas, para os outros, não tenham significado algum.

Melhor que planejar por anos a viagem perfeita é juntar um bando de amigos e sair pelo mundo afora, sem dinheiro, sem planos, sem preocupações. Simplesmente ir, sem pressa de chegar.

Melhor que viver estressado arrumando mil maneiras de se dar bem na vida, é arrumar mil maneiras de se sentir bem com a vida. O dinheiro pode te ajudar a ser feliz, mas ele não é tudo. De nada adianta achar que a grama do vizinho é sempre mais verde, que a casa é melhor, ou que a namorada  é mais gostosa. Com certeza você é esse vizinho para alguém.

Não deixe nada para amanhã. A não ser as preocupações. Se acha que algo deva ser dito, que o diga logo. Não espere pelo momento certo para fazer as coisas, porque, talvez, ele nunca apareça. Ou quem sabe não é você que tenha que criá-lo? 

Uma das piores coisas que podemos fazer é nos iludir. Porque papos como "se eu tivesse mais tempo ou dinheiro, blá, blá, blá" não servem para nada. Pensando assim, você nunca vai conseguir aproveitar o hoje. Se o rio te acalma, não espere ter uma casa na beira dele para poder contempla-lo.


Se quer mudar de vida, não espere o Ano Novo para fazer sua lista de promessas. Quem quer, consegue. Se não conseguiu é porque não se esforçou o bastante.

Não generalize o mundo, as coisas, as pessoas... nem todos os homens são safados. Nem todas as mulheres são interesseiras. Nem todo político é corrupto.

Não se prenda a uma coisa, ou a uma pessoa, por medo da liberdade. Ser livre, às vezes, faz bem. Não limite seus sonhos. Não diminua sua capacidade. Não despreze suas qualidades.

Viva. Mas viva de verdade. Não apenas passe os dias, mas aproveite-os. Curta cada momento. Se tem que estudar, estude. Se tem que trabalhar, trabalhe. Se tem que amar, ame. Mas faça tudo sempre da melhor maneira. Não faça nada pela metade. Nada que você sabe que poderia ter feito melhor. Se for errar, erre pra mais. Se der errado, ao menos, você terá a paz de que fez o melhor. E se o seu melhor não foi o bastante, paciência.

"Você é seu pior inimigo. Você perde um tempo precioso sonhando com o futuro em vez de se envolver com o presente. Visto que nada lhe parece urgente, você está apenas parcialmente envolvido no que faz".
[Robert Greene]

PS.: este texto é aquele típico "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça-me feliz. Comente aqui :)