segunda-feira, 24 de junho de 2013

352 anos. Já está na hora de mudar.



É com muita alegria que comemoramos mais um aniversário desta cidade amada. Agora, já se somam 352 anos de história. Três séculos e meio de muita luta, opressão, exploração. Mas também de muitas alegrias e vitórias. Sempre tenho a esperança de que, a cada ano, esta cidade, que um dia foi chamada de Pérola do Tapajós, consiga alcançar seu lugar ao sol.
Mas ainda estamos longe disso. Em pleno século 21 ainda carecemos de necessidades básicas. Os mesmos problemas que os primeiros moradores desta terra conviveram. Apesar de já se terem passado tanto tempo, em muitas áreas estagnamos. Em outras tantas, regredimos.
As problemáticas são as mais diversas. Ainda não conseguimos ter um serviço eficiente de abastecimento de água. Nem de fornecimento de energia. Ainda não conseguimos aliar o progresso à conservação ambiental. Nem criar meios de desenvolvimento permanente. Até hoje baseamos a nossa economia aos vários ciclos por quais passamos. Infelizmente, como o nome diz, não duraram muito tempo, apenas o necessário para criar uma triste ilusão e contribuir para aumentar ainda mais o abismo social.
O que dizer de ainda não termos um porto decente? Ou de conseguirmos acabar com as invasões e proporcionar um crescimento ordenado, bom para todos? O que falar sobre a nossa insegurança? Ou sobre a educação e a saúde?
Sempre acho importante a passagem desta data para podermos analisar como está o município. É claro que temos de fazer festa para comemorar um marco como este, no entanto, também vale fazermos uma profunda reflexão. Creio que os protestos realizados aqui, na última quinta-feira, já mostraram que o povo não é mais o mesmo. Esperamos que os políticos também não.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça-me feliz. Comente aqui :)