segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vamos ficar em casa, que é melhor

 
 
É, meu amigos, a vida não anda fácil. Na verdade o que não anda fácil é andar. Aliás, acho que o que anda mais fácil é andar. E esta tem sido a opção escolhida por muitos santarenos nesta última semana, como ‘meio’ de locomoção. Com a greve dos ônibus, a situação ficou preta para os trabalhadores e estudantes. Está certo que o transporte público municipal não é uma maravilha, passa longe disso. Mas, convenhamos, se com ele funcionando a coisa não flui bem, imagine sem ele...
 
A opção mais lógica e imediatista seria a utilização dos mototaxis enquanto nenhuma solução é tomada. No entanto, o preço da corrida assustadoramente caro e a insegurança proporcionada por eles, fazem os cidadãos pensarem bem mais do que duas vezes antes de aceitar subir em uma moto. Os credenciados que eram para fazer a diferença e fazer jus a reclamação contra os clandestinos, são tão (ou mais) irresponsáveis que os colegas ‘piratas’.
 
Os mais ousados, cansados dessa situação de dar dinheiro para marginal, resolveram apertar um pouco mais a cinta e fazer sobrar uma graninha para comprar o próprio transporte. Muitos dos que escolheram a moto como opção, agora ou estão nos leitos dos hospitais, ou estão em casa, com as cicatrizes de algum acidente de trânsito. Dos que optaram por carros, muitos estão em oficinas, consertando os reparos provocados pela vergonhosa infraestrutura urbana, ou estão parados na garagem, sem uma gota sequer de gasosa no tanque.
 
Os mais ambientalistas uniram o útil ao agradável e decidiram preencher as ruas santarenas com suas bicicletas, um meio que quase não dá despesa. Em compensação dá muita dor de cabeça. Nos poucos espaços destinados aos ciclistas, os companheiros das motos dividem espaço com eles. Um risco para todos. E o mais incrível é que parece que ninguém vê. E os que veem se fazem de cegos. Tão cegos que nem devem estar conseguindo ler o que está escrito nesta página.
 
Lá no começo do texto eu disse que a melhor opção seria andar, né? Mas pensando bem, não sei se concordo com essa minha afirmação. Andar é legal, faz bem para saúde e é o meio de locomoção mais barato que se tem. No entanto, não sei se isso cola aqui para Santarém. Já deram uma olhada no nível das calçadas da cidade? Se até cachorro tem dificuldade para andar nelas, imagine o bicho homem... enfim, acho que falei tudo, mas não disse nada. Então vou parar por aqui. Até a próxima.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça-me feliz. Comente aqui :)