segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O ano já acabou?




Não, o ano ainda não acabou, mas esqueceram de explicar isso para a Prefeitura de Santarém. Infelizmente ainda é este o tipo de governo praticado no Brasil, uma política de interesses. Ou quais seriam as explicações para que tudo, de uma hora para a outra, empacasse? O caso mais grave e que mais repercutiu na mídia e nas ruas da cidade foi a falha na coleta de lixo. Bastou ficar uns dias sem que a empresa responsável recolhesse o lixo para Santarém se transformar numa bolha de sujeira e mau cheiro – o que também não é muito difícil. Juntar um Poder Público ineficiente com uma população sem educação ambiental dá nisso.
Mas, apesar de gravíssimo, esse não foi um fato isolado. Quem mora ou transita pela Avenida Muiraquitã também notou a forma interesseira de como Santarém tem sido governada. Nos dias em que antecederam as eleições, a Prefeitura começou a atuar naquela avenida, no perímetro que compreende a Avenida Curuá-Una e Avenida Sérgio Henn. Fizeram limpeza, tapa-buraco e começaram um recapeamento (se é que se pode chamar aquilo de recapeamento). Os trabalhos, por incrível que pareça, durou apenas até o dia 6 de outubro. Um dia depois ocorreram as votações. Aguardei até hoje, pensando que talvez tivesse ocorrido algum contratempo nas obras, e que depois seriam retomadas, mas depois de quase um mês nada foi feito. E a avenida ficou lá, com quase toda a extensão arrumada, ficando, apenas, um pequeno trecho esburacado. Afinal, não haveria (outro) motivo para não completar o serviço. Pelo que eu me lembro, prometeram manter as obras até o dia 31 de dezembro. Devo ter ouvido errado, só pode. Na verdade o que queria dizer era o seguinte: “se a nossa candidata ganhar, aí sim as obras continuarão até o final do ano”. E lá não é o único local. No Santarenzinho a população protestou por causa das obras paradas. Já surgiram, também, os burburinhos de que tem servidor municipal com o salário atrasado.
Como em um campeonato, quando se chega a determinada parte da tabela, você nota que apesar dos esforços, não vai conseguir nada em troca. Para que jogar bem e ganhar as partidas se não há chance de ser campeão? Pelo que parece, é assim que muitos governantes têm pensado. Já que perderam as eleições, o povo que se dane. Para que terminar o mandato? Também, não sei se teria diferença, já que Santarém nos últimos anos pareceu uma cidade abandonada.
O bom é que com isso a população tem a convicção de que fez a escolha certa, não elegendo pessoas descomprometidas com o interesse público. Se o próximo representante agirá da mesma forma só nos resta esperar. A chance será dada e cabe a ele decidir de que lado ficará.
Enquanto isso resta às pessoas torcerem para que o ano acabe logo, passe voando, para que a tormenta acabe e, enfim, Santarém viva um momento melhor. Se ainda o governo atual tinha um saldo positivo com o povo, acabou de perder. E – para ele – não fará diferença, afinal o povo só é lembrado nas vésperas das eleições.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça-me feliz. Comente aqui :)