segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Asterix, o ciclista maluco

A melhor parte de ser jornalista é poder ouvir as mais loucas histórias que as pessoas têm para contar. A história que contarei a seguir, por exemplo, não sei até que ponto realmente aconteceu. Mas isso não diminui a beleza da coisa.
Equipe do JSBA teve a honra de posar para foto ao lado do 'maluco' (Foto: Jô Tapajós)
Em 2003, Janilton Ferreira recebeu o apelido de ‘Ciclista Maluco’ de ninguém menos que o então presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva. Desde lá ele carrega este nome por todo canto do Brasil por onde passa. Gostou tanto que até deixou de lado o ‘Zé Pedal’, como era chamado antes do encontro com o ex-presidente. Há ainda quem o compare com o herói gaulês das histórias em quadrinhos, o Asterix (presta atenção, são muito parecidos!).

O ‘Ciclista Maluco’ é, no mínimo, um bom contador de histórias. Histórias estas vividas intensamente durante seus 59 anos de vida (ele vai completar 60 ainda neste ano). Só de pedal, ele já acumula 28 anos. Conheceu alguns países, várias capitais e milhares de cidades. Ele chegou a Santarém na semana passada, vindo do Amapá, onde concluiu mais uma de suas jornadas malucas.

PRIMEIRA AVENTURA

Tudo começou em 1986, quando Ferreira tinha 32 anos. “Teve um amigo que me convidou para dar uma volta. Eu topei. Falei para minha mulher: ‘daqui a seis meses talvez eu volte’”, conta. A viagem por Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia durou bem mais que o previsto: foram necessários 14 meses. “Fomos devagar, sem pressa, para conhecer as cidades”.

A partir daí ele não conseguiu mais desgrudar da bicicleta. Após descansar da primeira viagem, já quis partir para outra aventura. A ideia era desbravar, junto com o amigo, o litoral brasileiro, de Itajaí (SC) até Belém (PA). No entanto, o companheiro não aceitou o novo desafio. Em compensação, a esposa do aventureiro topou. “Nem chegamos a completar o caminho. Fomos até Fortaleza (CE) e voltamos”. Mesmo sem alcançar o objetivo, o ‘passeio’ durou mais de um ano.
Lula, o mentor do apelido 'Ciclista Maluco'

POR ONDE ANDOU

Encontro dos baixinhos contadores de histórias
O ‘Ciclista Maluco’ conta que não planeja as viagens. Apenas pensa para onde quer ir, pega a magrela, e vai. “A gente não planeja. Levo apenas umas cinco peças de roupa, ciclista não tem como levar muita coisa”. Mesmo assim a bicicleta vai carregada. Na bagagem, que pesa cerca de 80 kg, estão peças, caso a magrela quebre, pneus extras, câmaras de ar, além de várias sacolas, bandeiras e, principalmente, fotografias. Várias destas com personalidades conhecidas internacionalmente. São fotos com jogadores (Neymar, Júlio César, Pato), atores (Tonny Ramos, Antônio Fagundes) e políticos (Lula, Romário). Ele chegou a ficar acampado por 17 dias em frente ao Palácio do Planalto para tirar uma foto ao lado de Dilma Rousseff, mas o ciclista foi ignorado pela presidente.

Asterix e Neymar, uma dupla e tanto
Em 28 anos de pedaladas, Ferreira já percorreu mais de 100 mil quilômetros e visitou mais de 3 mil cidades em cinco países. No Brasil, ele conhece quase todas as capitais. “Eu conheço 24 capitais do Brasil. Falta conhecer apenas Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco. A última que eu conheci foi Macapá, onde estive recentemente. O que eu faço é um cicloturismo, conhecer o Brasil de bicicleta. Pegar carona não tem graça. Meu amigo é Deus, a melhor companhia”.

OIAPOQUE AO CHUÍ

Há sete anos, em março de 2007, o ‘Ciclista Maluco’ partiu, talvez, para o seu maior desafio. Ele queria cortar o Brasil de Sul a Norte, de Chuí a Oiapoque (vale ressaltar que, apesar de amplamente difundido que esses sejam os dois pontos extremos do Brasil, Oiapoque não é onde ‘começa o Brasil’. O ponto mais ao Norte no mapa brasileiro é Caburaí, em Roraima. Em vez de Oiapoque ao Chuí, dever-se-ia falar: Caburaí ao Chuí).

O feito só foi completado no dia 23 de julho deste ano. “Eu andei por muitos lugares, acabei me atrasando muito, afinal já são sete anos. Em um ano e meio daria para fazer tudo isso”, explica o ciclista, que ainda pretende voltar ao Chuí.

DE JARDINEIRO A AVENTUREIRO

Antes, o ‘Ciclista Maluco’ era jardineiro, agora sua profissão, como ele mesmo diz, é o perigo. Já passou por poucas e boas nos acostamentos das estradas brasileiras. São tantas aventuras que ele já teve de trocar duas vezes de companheira. Margarida e Rebeca já estão aposentadas. Há oito anos a missão ficou por conta da Bambina, que ainda tem muito pneu para gastar. Foi com ela que ele cumpriu a jornada de Chuí ao Oiapoque. “Nunca perdi minha bicicleta, nem a roubaram”, comemora.

Oiapoque: "aqui começa o Brasil"
Ele sempre emagrece bastante durante as viagens. Atualmente está com 67 kg, mas quando partiu para a aventura estava um pouco mais forte, com quase 80 kg. Com a vida que leva, não conseguiu manter o casamento. Há três anos se separou da esposa, com quem teve três filhos. O caçula, inclusive, seguiu algumas viagens com o pai, mas não aguentou o tranco e desistiu do desafio.

Aos 59 anos ele esbanja vitalidade e boa vontade. Ele diz que não bebe, nem fuma (e é claro que eu acredito), e por isso consegue realizar os desafios que traça para sua vida. Ainda não se aposentou, então não tem renda fixa. Para viver, ele conta com o apoio das prefeituras dos municípios por onde passa, além da contribuição dos ‘amigos da estrada’ que admiram a coragem do simpático maluco. “A gente pede apoio nas prefeituras. Às vezes as pessoas passam por mim, dão alguma contribuição”, revela.

FUTURO DO CICLISTA

O aventureiro ainda não decidiu para onde vai depois de Santarém. Estão nos planos Cuiabá ou Manaus. “Aqui é a primeira vez que eu venho. É uma cidade bonita, com bastante gente”, fala. Para ele, os lugares mais bonitos para onde foi, e deseja voltar, são Rio de Janeiro e Fortaleza.

Janilton Ferreira pretende chegar a sua casa, em Itajaí (SC), no final de 2016, e, depois, escrever um livro contando a história da sua vida, para ser lançado no começo de 2018. “Depois disso vou seguir viagem novamente. Eu adoro, sou apaixonado por isso”, finaliza.

A cada conto, aumenta um ponto...

Superbike

Para o jornal O Hoje, de Goiás, o ciclista informou que pedala, em média, a 60 km/h. Ele também falou que viaja cerca de nove horas por dia. Se a gente fizer a conta, ele transcorre um percurso diário de 540 km. Após ler a informação, eu fiquei me questionando: ou o maluco tem c# a jato ou ele peida nitro. O mais bacana de tudo é que o figura ainda é humilde. Diz que "não tem pressa".

Quilômetros incontáveis

Em maio deste ano, o jornal Agora, do Maranhão, disse que Janilton Ferreira havia percorrido cerca de 3.500 km, por 24 capitais brasileiras. Mais recentemente, no dia 14 de agosto, ao portal Globo Esporte, no Pará, o ciclista afirmou que sua quilometragem era muito mais alta: nada menos do que 120 mil km percorridos. Das duas, uma. Ou o odômetro de sua bicicleta está com defeito, ou ele percorreu 116.500 km em três meses.