segunda-feira, 14 de maio de 2012

Editor quer passar um ano sem contato com a internet


Bem que poderia ser eu, mas o editor a que o texto abaixo refere não se chama Joab Ferreira. Acho que vai ser muito bacana a experiência que ele se propôs a passar. Afinal a internet consome um tempo precioso. 

Ex-editor do Engadget e atual editor sênior do The Verge – portais americanos reconhecidos pelo conteúdo de qualidade sobre tecnologia –, Paul Miller iniciou este mês o projeto de manter-se um ano off-line e escrever relatos periódicos sobre a experiência.
Não é só por meio do computador que ele pretende ignorar a internet: também deixou de navegar via tablet, iPod, notebook e outros portáteis; não vai jogar videogame online; não vai utilizar e-mail, VoIP, redes sociais ou quaisquer outros artifícios digitais; e, para finalizar, trocou seu smartphone pelo que chamou de dumbphone (“telefone estúpido”) – um velho aparelho Nokia “tijolinho”, do qual é difícil mandar até mesmo SMS.
Segundo ele – que tentará manter a vida social e a profissional no limite da normalidade –, seu objetivo é “observar a internet à distância. Ao me separar da conectividade constante, posso ver quais aspectos são verdadeiramente válidos, quais são distrações para mim e quais partes estão corrompendo a minha alma”.
E continua: “O que me preocupa é que sou tão ‘adepto’ da internet que encontrei formas de preencher cada fresta da minha vida com ela, e estou quase certo de que a internet invadiu alguns lugares aos quais não pertence”.
Miller acrescenta que seus relatos e vídeos serão postados por outros editores, pois ele não pretende ver a internet nem por cima do “ombro alheio”, tampouco pedir a alguém que navegue por ele. A experiência pode ser acompanhada em seu site pessoal, onde já estão disponíveis os textos sobre seus primeiros dias off-line.


Um comentário:

  1. Caraca! Vai ser um desafio e tanto, hein?
    Eu não conseguiria, sou muito viciadinha... :x

    ResponderExcluir

Faça-me feliz. Comente aqui :)