Depois de muito tempo enrolando para cancelar o meu plano controle da Vivo, decidi fazer isso. A gente sempre sabe como essas questões são chatas, porque as operadoras não querem manter o cliente oferecendo bons serviços, mas, sim, criando dificuldades no cancelamento, achando que os clientes vão desistir do cancelamento por conta de todas as dificuldades criadas. E, de fato, isso acontece. Eu, mesmo, já enrolei meses para fazer este cancelamento por conta da dor de cabeça.
No
início até fiquei surpreso. Ao ligar para o *8486, você fala com um simpático
robô. E isso dá a falsa sensação de que você vai conseguir resolver a sua
situação sem mais problemas. Após vários minutos, você chega até na parte do
cancelamento. Ele pede para confirmar CPF, número da linha, senha de acesso ao
site... depois, pergunta se deseja cancelar o plano falando com um atendente ou
se deseja continuar o cancelamento com o atendimento eletrônico.
Escolho
a segunda opção e vem a surpresa: “eu sei que você escolheu não cancelar com um
atendente, mas eu preciso transferir essa ligação". Mais alguns minutos e
uma moça atende. Explico a situação para ela e digo que quero cancelar meu
plano controle. Ela diz que o melhor dia para cancelamento é o dia 10 e, que se
eu cancelar antes desse dia, eu terei que pagar um mês adicional. "Oi?! Eu
estou ligando antes do dia 10, não tem porque cobrar a mais", argumento.
"Mas senhor, o melhor dia para fazer isso é o dia 10, que é o dia da
renovação do seu plano", rebate. "Não existe essa história. Eu quero
cancelar hoje, não quero esperar até o dia 10 para isso". A atendente fica
muda e a ligação "cai".
Para minha surpresa, no dia 10, chega um SMS para mim: "Vivo Controle disponível! 2GB, 60 min locais p/ outras operadoras e fala ilimitado p/ Vivo e qualquer fixo. Válido até 10/10/2017".
A operadora não cancelou o meu plano e o renovou por mais 30 dias.
Hoje, dia 13, liguei lá para saber o que tinha acontecido. A mulher informou que meu plano estava ativo. Não adiantou explicar que já havia cancelado e que essa prática era abusiva. Quando pedi para cancelar, insistentemente, ela argumentou: "o senhor vai perder os benefícios que estão ativos, só tem dois dias que o plano foi renovado..." Agora, tenho mais uma fatura para pagar de um plano que não deveria estar ativo.
Dá pra acreditar? Mesmo com mais de 10 anos na operadora sou tratado assim. Vivo, nunca mais!
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